ESSE É UM PROJETO PERMANENTE INICIADO EM 2014, COM A TURMA TAMBÉM DO PRE I, DAMOS CONTINUIDADE EM 2015 E COM SEGUIMENTO EM 2016, PARA CADA CONTEÚDO NOVO ELABORAMOS UMA GARRAFINHA COM O DESENHO CORRESPONDENTE AO ASSUNTO TRABALHADO.
AO ELABORAR ESSE PROJETO TIVE COMO OBJETIVO MAIOR A FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS APLICADOS, POR INTERMÉDIO DAS ARTES VISUAIS, MAIS UMA FORMA LÚDICA PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS.
OBS.: OS DESENHOS SÃO FEITOS COM EVA E COLOCADOS DENTRO DAS GARRAFINHAS COM ÁGUA DE FORMA QUE AS FIGURAS SE MOVAM DENTRO DELAS.
Escola Municipal de Educação Infantil Balão Magico
Rolim De Moura - RO
Projeto – Fazendo Arte com garrafinha PET.
Titulo: fixação de conteúdos.
Rolim de Moura – RO, 2014.
I - DENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título
do Projeto:
Fazendo arte com garrafinha PET/fixação de conteúdos.
Objetivo: Propiciar às Crianças
(Alunos) do Pré I, Sala 06 da Escola Municipal de Educação Infantil Balão Magico
de Rolim de Moura – RO, a fixação dos conteúdos, já estudado de forma mais pratica.
Publico alvo: Crianças de 03 a 04 anos.
Endereço: Avenida Fortaleza nº.5456, Bairro- Centro, neste município.
Tempo de Atuação na
Atividade Proposta: Tempo indeterminado, dependendo da duração das garrafas.
Local da Realização do
Projeto: Na
sala de atividades ( sala 06 ).
Inicio e Termino do Projeto: Inicio em 24 de outubro de
2014, sem data para termino.
Linha
de Atuação do Projeto: Na Escola e sala Supracitada visando o
desenvolvimento humano, cognitivo, artístico e social, através do lúdico.
Responsáveis
pela Elaboração do Projeto: Prof.ª Vanderléia de Lourdes
Rodrigues Lopes de Oliveira
Domicilio: Av. Vitória,
6454 - Bairro São Cristóvão. Cel.
9944-9393.
E-mail: leia.oliver@outlook.com
II -
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Este projeto tem como intenção maior que as crianças da sala 06 Pré I
da E.M.E.I. Balão Magico com sede na Avenida Fortaleza nº.5456, Bairro- Centro, nesta cidade de Rolim de
Moura. Possam ter a oportunidade de fixar melhor os conteúdos já estudados no
correr dos 04 (quatro bimestre), levando os mesmo a refletir e agir
criticamente em relação a todos os processos em sala de aula.
Para elaboração deste projeto será usado de inicio 20 (vinte)
garrafinhas PET, para demonstração dos conteúdos que será exposta aos alunos em
diversos momentos do aprendizado para fixação dos conteúdos já estudado. Este
projeto pode se estender em quantidade de garrafinhas dependendo dos próximos
conteúdos a serem estudados, em caso de alguma garrafa de atividade ser
danificada, poderá ser substituída por outra do mesmo conteúdo.
Este trabalho será apresentado aos alunos, primeiro na linguagem
escrita e depois de forma oral e visual,
para melhor fixação.
A sala 06 conta com 21 alunos matriculados e com apenas 19 alunos
frequentando as aulas.
A professora da sala 06 do Pré I, por meio desse projeto visa o
desenvolvimento da criança, o contato com
os conteúdos aplicados de forma palpável e visualizando de perto e
relembrando sempre o que já foi estudado de um jeito curioso e divertido e
ainda que a criança perceba a
diversidade de aprendizado que esta ao
seu redor e através do manuseio dessa arte possa assimilar e fixar seu
conhecimento de forma mais divertida.
Os 20 (vinte) primeiros conteúdos que serão trabalhados com os alunos:
·
Insetos
·
Parte de uma planta
·
Primavera
·
Rochas (pedras)
·
Sementes
·
Agua potável (limpa)
·
Agua poluída (suja)
·
Meio de comunicação
·
Números
·
Cores da bandeira
·
Ouro (pedras preciosas)
·
Corpo humano
·
Formas geométricas
·
Meio de transporte
·
Brilho e cor
·
Animais selvagens
·
Animais domésticos
·
Abelha e mel
·
Sinais de transito
·
Alfabeto
Obs.: Outros conteúdos novos serão inseridos, ampliando o projeto.
III –
JUSTIFICATIVA
Nem sempre conseguimos
demostrar para os outros aquilo que apreendemos de forma natural e para os
alunos é mais fácil assimilar e falar sobre o que aprendeu, apalpando,
visualizando esses conteúdos, . Esse
pequeno projeto traz como requisito a demonstração e fixação dos conteúdos de
forma participativa, curiosa, criticam e interativa, objetivando o
desenvolvimento e o conhecimento de forma mais ampla, onde cada criança possa
despertar o desejo de buscar e aprender cada dia mais e possa com isso
perguntar e querer a resposta do porquê das coisas através da arte, e essa é
mais uma porta aberta para que cada criança através o lúdico possa expressar
suas duvidas e seu conhecimento diante do projeto a eles exposto.
IV - OBJETIVOS
a) GERAIS:
- Assegurar melhor fixação dos
conteúdos estudados a todos os envolvidos no processo de aprendizagem.
b) ESPECÍFICOS:
- Possibilitar a expansão da capacidade critica da criança diante do
material exposto , através de apoio pedagógico;
- Proporcionar no
ensino/aprendizagem a realização de atividades pedagógicas significativas para
os educandos;
- Criar condições para que
as crianças desenvolvam o senso critico analisando
as atividades de fixação;
- Facilitar o
desenvolvimento através da linguagem oral e visual.
- Realizar a construção do
conhecimento através da arte no espaço físico da sala de aula.
V - METAS
Por meio do Projeto: Fazendo arte com garrafinha PET/fixação de
conteúdos, pretende-se oferecer às crianças atividades que desenvolvam o seu
lado cognitivo, que ao brincar com a
arte visual os mesmos possam fixar melhor o que já foi apresentado de forma
prazerosa.
VI – BENEFICIOS E
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que este projeto
possa contribuir de fato para o desenvolvimento dos alunos do Pré I - sala 06,
pois assim estaremos assegurando aos mesmos, conhecimento, o contato direto com os conteúdos já
apresentado anteriormente, despertar
neles o gosto pela arte, a noção de tudo que existe no meio em que vivem e a interação e
socialização do conhecimento do grupo. A
realização desse projeto também vai contribuir para o desenvolvimento social ,
cultural e humano, visto que a arte é
uma ferramenta a mais em seu processo de aprendizagem e beneficiará a todos os
envolvidos no referido projeto.
Rolim de Moura, 21 de outubro
de 2014
Vanderléia de Lourdes
Rodrigues Lopes de Oliveira
Profª Pedagoga de
Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário