sábado, 4 de junho de 2016

PROJETO - Profª Léia

ESSE É UM PROJETO PERMANENTE INICIADO EM 2014, COM A TURMA TAMBÉM DO PRE I, DAMOS CONTINUIDADE EM 2015 E COM SEGUIMENTO EM 2016, PARA CADA CONTEÚDO NOVO ELABORAMOS UMA GARRAFINHA COM O DESENHO CORRESPONDENTE AO ASSUNTO TRABALHADO.
AO ELABORAR ESSE PROJETO TIVE COMO OBJETIVO MAIOR A FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS APLICADOS, POR INTERMÉDIO DAS ARTES VISUAIS, MAIS UMA FORMA LÚDICA PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS.

OBS.: OS DESENHOS SÃO FEITOS COM  EVA E COLOCADOS DENTRO DAS GARRAFINHAS COM ÁGUA DE FORMA QUE AS FIGURAS SE MOVAM DENTRO DELAS.
































Escola Municipal de Educação Infantil Balão Magico

Rolim De Moura - RO









Projeto – Fazendo Arte com garrafinha PET.






Titulo: fixação de conteúdos.







 

Rolim de Moura – RO, 2014.

 

 


I - DENTIFICAÇÃO DO PROJETO




Título do Projeto: Fazendo arte com garrafinha PET/fixação de conteúdos.
Objetivo: Propiciar às Crianças (Alunos) do Pré I, Sala 06 da Escola Municipal de Educação Infantil Balão Magico de Rolim de Moura – RO, a fixação dos conteúdos,  já estudado de forma mais pratica.
Publico alvo: Crianças de 03 a 04 anos.
Endereço: Avenida Fortaleza nº.5456, Bairro- Centro, neste município.
Tempo de Atuação na Atividade Proposta: Tempo indeterminado, dependendo da duração das garrafas.
Local da Realização do Projeto: Na sala de atividades ( sala 06 ).
Inicio e Termino do Projeto: Inicio em 24 de outubro de 2014, sem data para termino.
 Linha de Atuação do Projeto: Na Escola e sala Supracitada visando o desenvolvimento humano, cognitivo, artístico e social, através do lúdico.
Responsáveis pela Elaboração do Projeto: Prof.ª  Vanderléia de Lourdes Rodrigues Lopes de Oliveira
Domicilio:  Av. Vitória,  6454  - Bairro São Cristóvão. Cel. 9944-9393.
E-mail: leia.oliver@outlook.com
















II - APRESENTAÇÃO DO PROJETO





Este projeto tem como intenção maior que as crianças da sala 06 Pré I da E.M.E.I. Balão Magico com sede na Avenida Fortaleza nº.5456, Bairro- Centro, nesta cidade de Rolim de Moura. Possam ter a oportunidade de fixar melhor os conteúdos já estudados no correr dos 04 (quatro bimestre), levando os mesmo a refletir e agir criticamente em relação a todos os processos em sala de aula.
Para elaboração deste projeto será usado de inicio 20 (vinte) garrafinhas PET, para demonstração dos conteúdos que será exposta aos alunos em diversos momentos do aprendizado para fixação dos conteúdos já estudado. Este projeto pode se estender em quantidade de garrafinhas dependendo dos próximos conteúdos a serem estudados, em caso de alguma garrafa de atividade ser danificada, poderá ser substituída por outra do mesmo conteúdo.
Este trabalho será apresentado aos alunos, primeiro na linguagem escrita  e depois de forma oral e visual, para melhor fixação.
A sala 06 conta com 21 alunos matriculados e com apenas 19 alunos frequentando as aulas.
A professora da sala 06 do Pré I, por meio desse projeto visa o desenvolvimento da criança, o contato com  os conteúdos aplicados de forma palpável e visualizando de perto e relembrando sempre o que já foi estudado de um jeito curioso e divertido e ainda  que a criança perceba a diversidade de  aprendizado que esta ao seu redor e através do manuseio dessa arte possa assimilar e fixar seu conhecimento de forma mais divertida.
Os 20 (vinte) primeiros conteúdos que serão trabalhados com os alunos:
·        Insetos
·        Parte de uma planta
·        Primavera
·        Rochas (pedras)
·        Sementes
·        Agua potável (limpa)
·        Agua poluída (suja)
·        Meio de comunicação
·        Números
·        Cores da bandeira
·        Ouro (pedras preciosas)
·        Corpo humano
·        Formas geométricas
·        Meio de transporte
·        Brilho e cor
·        Animais selvagens
·        Animais domésticos
·        Abelha e mel
·        Sinais de transito
·        Alfabeto

Obs.: Outros conteúdos novos serão inseridos, ampliando o projeto.


III – JUSTIFICATIVA





Nem sempre conseguimos demostrar para os outros aquilo que apreendemos de forma natural e para os alunos é mais fácil assimilar e falar sobre o que aprendeu, apalpando, visualizando esses conteúdos,   . Esse pequeno projeto traz como requisito a demonstração e fixação dos conteúdos de forma participativa, curiosa, criticam e interativa, objetivando o desenvolvimento e o conhecimento de forma mais ampla, onde cada criança possa despertar o desejo de buscar e aprender cada dia mais e possa com isso perguntar e querer a resposta do porquê das coisas através da arte, e essa é mais uma porta aberta para que cada criança através o lúdico possa expressar suas duvidas e seu conhecimento diante do projeto a eles exposto.






IV - OBJETIVOS



a)    GERAIS:

- Assegurar melhor fixação dos conteúdos estudados a todos os envolvidos no processo de aprendizagem.


b)    ESPECÍFICOS:

- Possibilitar a expansão  da capacidade critica da criança diante do material exposto , através de apoio pedagógico;
- Proporcionar no ensino/aprendizagem a realização de atividades pedagógicas significativas para os educandos;
- Criar condições para que as crianças  desenvolvam o senso critico analisando as atividades de fixação;
- Facilitar o desenvolvimento através da linguagem oral e visual.
- Realizar a construção do conhecimento através da arte no espaço físico da sala de aula.



V - METAS




Por meio do Projeto: Fazendo arte com garrafinha PET/fixação de conteúdos, pretende-se oferecer às crianças atividades que desenvolvam o seu lado cognitivo,  que ao brincar com a arte visual os mesmos possam fixar melhor o que já foi apresentado de forma prazerosa.






VI – BENEFICIOS E RESULTADOS ESPERADOS




Espera-se que este projeto possa contribuir de fato para o desenvolvimento dos alunos do Pré I - sala 06, pois assim estaremos assegurando aos mesmos, conhecimento,  o contato direto com os conteúdos já apresentado anteriormente, despertar  neles  o  gosto pela arte, a  noção de tudo que existe no  meio em que vivem e a interação e socialização  do conhecimento do  grupo. A realização desse projeto também vai contribuir para o desenvolvimento social , cultural e humano,  visto que a arte é uma ferramenta a mais em seu processo de aprendizagem e beneficiará a todos os envolvidos no referido projeto.





Rolim de Moura, 21 de outubro de 2014


















Vanderléia de Lourdes Rodrigues Lopes de Oliveira
Profª Pedagoga de Educação Infantil


Nenhum comentário:

Postar um comentário