segunda-feira, 22 de agosto de 2016

FOLCLORE - Profª Léia e Alunos

HOJE DIA 22 DE AGOSTO DIA DO FOLCLORE, DESDE O INICIO DO MÊS A ESCOLA VEM TRABALHANDO SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO. ESSAS SÃO ALGUMAS ATIVIDADES QUE MINHA TURMA DESENVOLVEU SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO.


FOLCLORE é tudo que simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração, por meio de lendas, canções, mitos, hábitos (incluindo comidas e festas) , utensílios, brincadeiras, enfeites. Para conhecermos a história de um povo, de um país ou de uma região do país é importante que conheçamos a sua cultura, suas tradições, ou seja o seu folclore. O folclore é também uma forma de manifestação cultural dos povos.

SACI PERERE - Conhecidíssimo por suas travessuras, muito brincalhão ele se diverte com os animais e com as pessoas. 












IARA - Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos.



BOTO COR-DE-ROSA - De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas primeiras horas das noites de festa e com um poder especial, transforma-se em um lindo jovem vestido com roupas brancas. 



MULA SEM CABEÇA - contam que a mula-sem-cabeça surgiu no momento em que uma linda mulher namorou ou casou com um padre, (essa lenda varia de região para região).




CUCA - Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes.







MASCARA DO BOITATÁ - De acordo com a lenda, o boitatá protege as matas e florestas das pessoas que provocam queimadas.







LIVROS COMO BASE PARA DESENVOLVER O CONTEÚDO - FOLCLORE.

FOLCLORE DA REGIÃO NORTE.






FOLCLORE BRASILEIRO.





A palavra Folclore, segundo o dicionário significa conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções. ( veja mais no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário