sábado, 6 de maio de 2017

GERMINAÇÃO DA CROTALÁRIA

OS ALUNOS ENCHERAM OS COPINHOS PLANTARAM AS SEMENTES DA CROTALÁRIA, REGARAM E ACOMPANHARAM A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES, OS ALUNOS LEVARAM A PLANTINHA PARA CASA PARA FAZER O PLANTIO DA MUDA, QUE DEPOIS DE ADULTA (CERCA DE 90 DIAS) IRÁ  FLORIR  E ESSA FLOR ATRAIRÁ A LIBELULA QUE É O PRINCIPAL RIVAL DO MOSQUITO DA DENGUE (AEDES AEGYPTI).
Imagem relacionada

PREPARANDO O COPINHO DE TERRA PARA O PLANTIO DA SEMENTE,















PLANTANDO AS SEMENTES.













REGANDO AS SEMENTES


A CROTALARIA DEPOIS DE GERMINADA.

















LIVRO: O GATO E A ARVORE - LEITURA VISUAL, INCENTIVANDO OS ALUNOS A CULTIVAR A MUDA DA CROTALARIA.










CROTALÁRIA

 Flores amarelas por todos os lados no jardim de casa. Sentiu a boa energia e a beleza? Agora, imagine flores amarelas que são um repelente natural de combate ao mosquito causador da dengue. Prazer, eu sou a Crotalária Juncea, uma leguminosa, tipicamente plantada após a retirada das produções em lavouras, um tipo de adubação verde. Vinda da lavoura, a Crotalária vem ganhando cada vez mais espaço nos jardins de casas e empresas. Isso porque descobriu-se nela uma poderosa arma biológica para o controle da dengue.

     E como isso acontece?

     A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. 

Um comentário:

  1. Muito bom ver o sorriso no rosto deles ao ver a plantinha que eles plantou lindo ❤❤👏👏

    ResponderExcluir